Bretão

Bretão

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Caça e gastronomia

O mês de agosto me traz muitas lembranças de infância. É o mês de volta às aulas após as férias de inverno, a temporada de caça de campo estava encerrada e sobravam somente as lembranças das excursões venatórias à fronteira e muitas histórias para contar.
Também é o período em que começavam os encontros gastronômicos onde saboreava-se os suculentos pratos de massas e perdizes abatidas na temporada. Naquela época a simplicidade na confecção dos pratos era a regra, além das reuniões acontecerem em ambientes tipicamente masculinos. No máximo, aceitava-se a presença da esposa do anfitrião que na maioria das vezes ficava relegada à ajudante do mais habilidoso cozinheiro da turma.
Porém o mundo da gastronomia é muito vasto e um prato simples pode se tornar requintado e por vezes mais saboroso quando preparado por quem sabe.
Em São Paulo,  um cozinheiro conhecido mundialmente divulgou certa vez uma receita de perdiz desossada que me deixou com  muita vontade de experimentá-la. Esse cozinheiro não tem falsos pudores em se declarar caçador, pescador e descendente de família de caçadores. Certa vez, em uma entrevista concedida à Agência Estado, ao ser perguntado sobre o que ele responde às pessoas que o criticam por causa da caça, ele disse:
- Existe uma tolerância a algumas coisas e uma intolerância a outras. A caça é uma coisa muito polêmica, que envolve uma morte e uma arma. E o peixe morrendo, por exemplo, não envolve nada disso. Mas os dois envolvem uma morte. Não estou partindo em defesa da caça, mas existem atrocidades claras que nós fazemos ao meio ambiente, seja caçando ou comprando leite de soja para nossos filhos - mesmo sabendo que apesar daquilo fazer muito bem para eles, está custando a vida de um milhão de animais. As minhas crises de consciência não ficam apenas no fato de eu caçar.
Estou falando de Alex Atala e quem quiser saber mais sobre esse cozinheiro famoso que tem por hobby o tiro ao prato e caça na África, Canadá e Argentina (http://revistatrip.uol.com.br/143/negras/06.htm).

3 comentários:

  1. Interessante o blog. Vê se publica algumas receitas de caça na gastronomia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do link do Alex Atala mas esperava ver algumas receitas.

    ResponderExcluir
  3. Putz, viajei agora na época em que ia com meu pai nas perdizadas e "menarosto" em Bento Gonçalves. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir